Desde que você tenha uma boa conexão à internet, não é mais necessário ter um computador com softwares específicos e espaço em HD dedicado para a criação de documentos, armazenagem de arquivos e edição de fotos, por exemplo. É possível fazer tudo online, direto no seu navegador, usando serviços gratuitos ou de baixo custo. Assim, mesmo um computador mais simples em termos de memória e HD, e com apenas o sistema operacional instalado, pode dar conta das tarefas mais comuns do dia a dia. Isso significa uma boa economia de recursos do equipamento e, claro, dinheiro. Descubra agora como extrair o máximo deste interessante conceito.
Novidade? Nem tanto
Embora tenha ganhado força recentemente, o cloud computing não é tão novo assim e, sem saber, você já pode estar utilizando desta tecnologia faz tempo. Tem uma conta de webmail, como o Hotmail ou Gmail? Então a resposta é positiva.Quando se acessa emails a partir de um software instalado no PC, como o Outlook Express, quem administra o conteúdo das mensagens eletrônicas é o próprio software e os emails são guardados no HD do computador. Já quando se utiliza um serviço baseado na Web, como o Gmail ou Hotmail, por exemplo, os emails são processados e armazenados em servidores da Google e da Microsoft, donas dos serviços. A edição do texto é feita na própria internet, e se você quiser, não precisa baixar as mensagens. Elas ficam hospedadas online e podem ser acessadas de qualquer computador, de onde você estiver. Ou, em outras palavras, você pode deixá-las na “nuvem”.
A segurança é garantida: seus arquivos são acessados mediante login e senha. Muitos provedores de serviços oferecem de 1 GB a 25GB de espaço de armazenamento na Web gratuitos. E você pode comprar mais Gigabytes por preços razoáveis, se for preciso. Empolgado? Confira agora alguns dos serviços e aplicativos em nuvem mais populares e comece a usar.
Fonte:Revista Windows

Nenhum comentário:
Postar um comentário